Tudo sobre Aromaterapia, naturopatia, homeopatia, aurículoterapia edieta

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Óleos essenciais para Rinite

Outro post bastante importante que gostaria de compartilhar. Lazslo como sempre bem informativa.

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA TRATAR RINITE ALÉRGICA

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal e, atualmente, é um dos problemas respiratórios mais comuns do mundo, atingindo 500 milhões de pessoas. Embora não seja motivada por nenhum micro-organismo, seus principais sintomas se assemelham aos da gripe, provocando espirros recorrentes, irritação dos olhos, coceira e obstrução das narinas e acúmulo de muco. Também pode desencadear níveis de fadiga e disfunção cognitiva, comprometendo a produtividade no dia-a-dia e a qualidade geral do sono.

Dentre os principais fatores que desencadeiam crises alérgicas estão: poeira, pelos de animais, mudanças climáticas, ácaros, cigarros, produtos químicos encontrados em materiais de limpeza e perfumes.

A Laszlo apresenta um estudo realizado em 2015 em Seul, na Coreia do Sul, onde investigou-se os efeitos da inalação de óleos essenciais na percepção subjetiva dos sintomas de rinite alérgica, bem como sua influência na qualidade do sono e níveis de fadiga, em voluntários com histórico de rinite alérgica prolongada.

O experimento envolveu um grupo de 54 pessoas, abrangendo homens e mulheres com idade entre 20 e 60 anos, onde nenhum dos participantes fazia uso de remédios para tratamento do problema.

Os óleos utilizados foram:
– Óleo essencial de sândalo
– Óleo essencial de ravensara
– Óleo essencial de olíbano

Cada participante inalou os três óleos essenciais misturados durante cinco minutos, a uma distância de 30 cm do nariz, com concentração de 0,2% diluídos em óleos de amêndoas. O procedimento repetiu-se duas vezes ao dia, as 10 da manhã e as 10 da noite, ao longo de uma semana completa.

Ao final do experimento, os pacientes tratados com os óleos essenciais apresentaram melhora significativa dos sintomas da rinite alérgica, especialmente na obstrução nasal, seguido da amenização da irritação dos olhos, diminuição dos espirros e fadiga.

As taxas apresentadas pelos voluntários para irritação do olho (rinoconjtivite) reduziram de 1.870 ± 0.561 para 0,714 ± 0,436, medidos um dia antes da inalação dos óleos e oito dias depois, respectivamente.

Entre os grupos tratados com placebo e aromaterapia, as taxas de melhora da coriza apresentadas entre ambos, ao final, foram:
PLACEBO: −0.630 ± 0.926
AROMATERAPIA: −1.000 ± 0.832

Os efeitos positivos podem ser explicados pela composição dos óleos essenciais utilizados para este experimento, que integram propriedades anti-alérgicas e anti-inflamatórias.

O 1-8 cineol, componente majoritário do óleo essencial de ravensara, é amplamente conhecido por suas atividades anti-inflamatórias, influenciando na produção de mediadores inflamatórios. O α-pineno, componente majoritário do óleo essencial de olíbano, reduz sintomas alérgicos e regula mediadores como a interleucina-4 (IL-4), citocina fundamental que atua em vários níveis do sistema imunológico. O óleo essencial de sândalo está associado a estimulação dos nervos parassimpáticos, produzindo um efeito relaxante e sedativo, auxiliando nos níveis de fadiga.

A sinergia entre os óleos essenciais apresentam atuação efetiva não apenas na amenização dos sistemas evidentes da renite alérgica, mas também auxiliam na recuperação de células sensibilizadas, acelerando o processo de recuperação e equilíbrio do organismo. Essas descobertas indicam consistentemente, que a aromateapia pode auxiliar e contribuir de modo eficaz e seguro para a diminuição dos sintomas de rinite alérgica, bem como outros aborrecimentos alérgicos.

Aromaterapia Foto Galeria
VIBRACIONAL / QUÂNTICA
Benefícios dos Óleos Essenciais
AROMATERAPIA E O CORPO
CONEXÃO INTESTINO E CÉREBRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.